Noticia
Após a observação da avifauna que nidifica na Quinta do Zom, localizada no concelho de Freixo de Espada à Cinta, Álvaro van Zeller, um dos proprietários daquele espaço, candidatou a propriedade a um programa fomentado pela Sociedade Portuguesa do Estado das Aves (SPEA) e denominado “Conheça as Aves da sua propriedade.” Este projecto da SPEA, financiado pela ONG do Espaço Económico Europeu, cujo objectivo principal é o de divulgar junto dos agricultores práticas agrícolas mais favoráveis à conservação das aves e da biodiversidade.
Após a visita dos técnicos à Quinta do Zom foram observadas 57 espécies de aves, oito das quais estão ameaçadas e cinco em vias de extinção em todo o território nacional.
O Britango, Cegonha negra, Águia e Bonelli, Grifo, Gavião, Águia perdigueira ou Falcão peregrino são apenas algumas dos exemplos de aves de rapina, no entanto há outras espécies mais comuns como a Poupa, Cuco, Cotovia, Perdiz ou o Pombo das Rochas.
Esta realidade pode mesmo ser uma mais valia económica para o potencial da Quinta do Zom, já que estão ser pensadas formas de dar a conhecer todo este potencial natural promovendo a biodiversidade de uma região única em toda a Península Ibérica.
Segundo os técnicos da SPEA, a biodiversidade (aves e não só) poderá servir de imagem de qualidade dos produtos agrícolas e florestais e dos serviços turísticos e outros.
Em relação à Quinta do Zom e dadas a características do habitat e a diversidade de aves daquela propriedade e da região onde se encontra inserida há potencialidades únicas para a prestação de serviços de turismo ornitológico e turismo da natureza em geral.
Segundo Álvaro van Zeller, em 2009 houve 22 propriedades candidatas a nível nacional e a Quinta do Zom ficou em primeiro lugar.
“Com este incentivo vamos tentar preservar as técnicas agrícolas mais tradicionais de forma a manter a biodiversidade desta região”, afiançou Álvaro van Zeller.
Sem comentários:
Enviar um comentário